Vínculo Genético
O Teste de Paternidade também conhecido como “Teste de DNA”, refere-se à investigação de um possível vínculo genético entre indivíduos. Esse nome ganhou notoriedade ao ser aplicado principalmente para comprovar a paternidade entre um suposto pai e o filho(a) requerente. Entretanto, também pode ser utilizado para comprovar maternidade, como em casos de possíveis trocas de bebês.
Tendo em vista que cada indivíduo possui 50% do seu material genético herdado da mãe e os outros 50% herdados do pai, é possível, por comparação dos perfis genéticos, obter resultados com índice de paternidade ou maternidade superior a 99,99%.
CADEIA DE CUSTÓDIA
No que diz respeito à preservação das informações coletadas, a cadeia de custódia possibilita documentar a cronologia das evidências. Todos os processos empregados no teste de paternidade asseguram a cadeia de custódia do teste, como, por exemplo: quem foram os responsáveis por seu manuseio, o registro por foto do material recebido e dos lacres presentes no kit, os setores e colaboradores destinados à execução do teste, os profissionais treinados e qualificados para execução do teste, a restrição de acesso ao setor (somente os profissionais credenciados podem ter acesso às informações). Todas essas medidas minimizam a possibilidade da manipulação indevida e o vazamento de informações, tornando as evidências mais confiáveis.
LAUDO DIGITAL
Possibilita maior segurança, diminuindo o risco de trocas, perdas e fraudes, mantendo a cadeia de custódia do teste de paternidade. Os Resultados são liberados via sistema, via interfaceamento dos sistemas de gestão de informação laboratorial. Para clientes novos, é necessário o cadastro do Token, para isto é necessário o preenchimento da RQ 0550 com as informações do laboratório e o cadastro do e-mail para onde as senhas do Token serão enviadas. Após o cadastro, toda vez que for imprimir o resultado do exame de paternidade, será gerada uma senha que será enviada ao e-mail cadastrado, sendo necessário apenas copiar esta senha e colocar na janela que abre com esta solicitação.
NOVO PORTAL DE IDENTIFICAÇÃO HUMANA
O Novo Portal de Identificação Humana é uma plataforma digital dedicada aos testes de Vínculo Genético cujo intuito é facilitar o cadastro dos exames, manter a autenticidade dos dados inseridos, garantir maior rastreabilidade e segurança, além de agilizar todas as etapas do processo.
O novo portal está disponível no site do DB Molecular para todos os clientes e o acesso é feito por meio do seu login e senha.
COMO USAR O NOVO PORTAL DE IDENTIFICAÇÃO HUMANA
DIFERENCIAIS DO SETOR
* Completa confidencialidade das informações;
* Mínimo de 99,9% de índice de paternidade/maternidade para liberação;
* Dupla conferência em todas as etapas;
* Portal exclusivo da paternidade;
* 22 loci autossômicos analisados;
* Liberação do laudo em até 7 dias úteis;
* Realização de reconstrução de perfil genético pra suposto pai/suposta mãe ausente;
* Registro fotográfico das amostras ao chegar no setor, afim de garantir a integridade das mesmas;
* Ferramenta que possibilita investigar ambiguidade de perfil genético no banco de dados interno;
* Ferramenta que realiza um cruzamento entre os perfis genéticos da mesma placa, evidenciando possíveis trocas de amostras.
MATERIAIS DE APOIO