Área Restrita:

Entrar

Notícias


15. jun. 2018

DB Molecular inaugura unidade em São Paulo e amplia capacidade produtiva em cinco vezes

Exames de biologia molecular e genética desempenham um papel cada vez mais importante em tratamentos médicos, na indústria farmacêutica, análise forense e medicina preventiva.  Não é à toa, diagnósticos genéticos, farmacogenéticos e oncogenéticos orientam tratamentos mais precisos e com maior rapidez, podendo até evitar o desenvolvimento e avanço de doenças. Médicos e pacientes buscam essas soluções e impulsionam o segmento de medicina diagnóstica molecular.

É nesse mercado que o laboratório DB Molecular cresce a passos largos. Localizado em São Paulo e com uma infraestrutura atual apta a realizar aproximadamente 20 mil exames por mês, a empresa inaugura, no segundo semestre deste ano, uma nova sede com aproximadamente 3.000 m2. “O foco do nosso trabalho é a qualidade. Investimos em tecnologia, pesquisa e, principalmente, em pessoas. O mercado está percebendo os nossos diferenciais e, atualmente, já atendemos mais de dois mil clientes em todo o país”, revela Nelson Gaburo, gerente geral do DB Molecular.

Com a inauguração da nova sede, o DB Molecular deve quase triplicar o quadro de colaboradores e a capacidade produtiva pode alcançar 100 mil exames mensais. Segundo Gaburo, os grandes investimentos em tecnologia e automação contribuem com a qualidade e a segurança nos resultados, além de agilizar o prazo de entrega. Na nova sede, o laboratório passará a trabalhar 24 horas, o que incrementará o volume da produção e a performance de entrega.

Formado em Farmácia e Bioquímica, com mestrado em Ciências e doutorado em Biologia Molecular, Gaburo possui mais de 20 anos de experiência em áreas com exames de alta complexidade, por isso aposta no conhecimento e especialização como um dos principais diferenciais do DB Molecular. O laboratório disponibiliza uma equipe de especialistas de produto altamente qualificada para oferecer atendimento personalizado aos médicos e parceiros. Todos os profissionais estão aptos a orientar tecnicamente as equipes dos clientes, auxiliar na configuração de processos, bem como desenvolver treinamentos ajustados às suas necessidades.

Além disso, mestres e doutores da área também são responsáveis pela assessoria científica do laboratório, um serviço que disponibiliza suporte on-line aos clientes e pacientes, com o objetivo de oferecer orientação específica sobre exames ou dúvidas sobre parâmetros e resultados.

Para consolidar todas as mudanças e conquistas, o DB Molecular ganha também uma nova comunicação visual, com o objetivo de destacar sua especialidade, identificar a modernidade e os avanços de sua infraestrutura e gestão, bem como consolidar a confiança e resultados obtidos em sua trajetória.

Confiança

A proximidade com o cliente é um dos diferenciais do laboratório que, por meio do atendimento personalizado, busca levar conhecimento e oportunidades, em diversos âmbitos, para seus parceiros. Com a nova sede, o DB Molecular amplia sua atuação como laboratório de nicho, mas com a vantagem de possuir maior capilaridade. Atualmente, o DB Molecular consegue receber amostras de qualquer lugar do Brasil em menos de 24 horas.

“Para nós, cada cliente é único e, por isso, buscamos atender, de forma personalizada, suas necessidades. Esse posicionamento nos fez conquistar a confiança de tantos clientes e nos coloca no caminho para sermos referência em diagnóstico molecular”, comenta Gaburo.

Exames

O DB Molecular disponibiliza, atualmente, um amplo menu de exames nas áreas de infectologia molecular, genética humana, farmacogenética, histocompatibilidade imunogenética, doenças hereditárias e infecciosas, oncogenética, citogenética, medicina preventiva e personalizada – e esse número cresce a cada dia. Entre os exames mais solicitados estão a sexagem fetal, que permite a identificação do sexo do feto com apenas oito semanas de gestação, e testes de vínculo genético, para verificação de paternidade.

“A diretriz é atender a todas as demandas, mesmo nos exames mais raros, que correspondem por 2% da demanda atual”, revela Gaburo. Para isso, o laboratório conta com médicos infectologistas e geneticistas, além de tecnologia de ponta e equipe com vasta experiência em exames com diferentes níveis de complexidade.

Qualidade

Com o intuito de aprimorar continuamente seus processos, todos os testes realizados passam por extensas validações, em conformidade com as exigências dos órgãos certificadores. Os processos pré-analíticos são sempre revisados, pois são fundamentais para a minimização de erros e a garantia da qualidade dos exames.

“O investimento contínuo em programas de ensaio de proficiência, tais como ControlLab e CAP Surveys, possibilitam monitorar e atestar nosso sistema de qualidade, reforçando o comprometimento dos colaboradores e a identidade do sistema da qualidade analítica”, explica o gerente.

Pesquisa e Desenvolvimento

O investimento e aprofundamento em pesquisas é fundamental para o avanço de diagnósticos, pois o melhor do resultado delas é aplicado na atualização das análises. Para acompanhar essa evolução constante, a nova unidade do DB Molecular conta com um setor de Pesquisa e Desenvolvimento, que visa implementar novos testes, validar e verificar ensaios e rever constantemente metodologias e plataformas utilizadas, com o intuito de reduzir prazos e custos. Além disso, a pesquisa proporciona a transferência de tecnologia entre instituições e permite aprimorar a capacitação de pessoas, resultando em inúmeros benefícios para a medicina diagnóstica.

O DB Molecular também mantém parcerias com importantes instituições acadêmicas, como a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Medicina Tropical, para a troca de tecnologia e pesquisa. O laboratório participa, atualmente, de um importante projeto de estudo sobre Zika e Chikungunya e, em breve, outro sobre microbiomas. “É mais um caminho para levar informação aos nossos clientes, prestar o melhor atendimento e ir além do resultado”, finaliza Gaburo.

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: