DB EXPRESS: TOXOPLASMA GONDII
Identificação do protozoário causador da toxoplasmose.
TOXOPLASMA GONDII
O Toxoplasma gondii é o protozoário causador da toxoplasmose, uma zoonose que acomete milhões no mundo todo. A toxoplasmose é assintomática em cerca de 80% dos casos. Nos demais, provoca sintomas como linfonodos inchados, febre, mal-estar e, às vezes, dor de garganta, visão embaçada e dor nos olhos. A grande preocupação em relação à doença está nas mulheres grávidas, na forma congênita, e em pacientes imunocomprometidos.
A forma congênita, passada da mãe para o feto durante a gravidez, costuma ser crítica. O protozoário atinge o feto por via transplacentária causando danos com diferentes graus de gravidade, dependendo da capacidade da resposta imune da mãe e do período gestacional em que a mulher se encontra. Pode causar desde sequelas neurológicas, até visuais e hepáticas ao bebê.
Em imunossuprimidos, a toxoplasmose pode ser reativada causando fraqueza, confusão, convulsões ou coma, ou disseminar-se por todo o corpo.
O tempo e a assertividade do diagnóstico molecular permite um tratamento mais precoce e específico, que faz toda a diferença para a saúde do paciente.
DETECÇÃO MOLECULAR, seu grande aliado.
MAIS COMPLETO: O exame molecular tem alta sensibilidade, especificidade e capacidade de diagnóstico.
ALTA PRECISÃO: Diagnóstico preciso do protozoário.
RAPIDEZ: Resultado de fácil interpretação e em poucas horas.
RESPOSTAS: Auxilia a conduta médica a fim de levar ao tratamento ideal.
Download