Precisamos falar sobre a Nutrigenética
Publicado em: 04/02/2021, 12:53
Temos ouvido cada vez mais relatos de influenciadores digitais falando sobre seus resultados de Nutrigenética e o quanto eles ajudaram na obtenção das medidas tão desejadas. Porém, a Nutrigenética é muito mais do que isso, sendo peça fundamental para construção de uma longevidade cada vez mais saudável.
MAS AFINAL, O QUE É NUTRIGENÉTICA?
Essa é a área da saúde que estuda como as variações genéticas individuais podem influenciar na interação com os nutrientes ingeridos na alimentação. Como cada indivíduo possui uma genética diferente, a necessidade e resposta aos nutrientes pode também variar.
Cada indivíduo é único devido às pequenas variações no seu DNA, conhecidas como polimorfismos ou SNPs (Single-Nucleotide Polymorphism), que são responsáveis por 90% das diferenças encontradas no DNA dos humanos. Há aproximadamente 5-8 milhões de SNPs distribuídos no nosso genoma, e estes polimorfismos podem influenciar no risco do desenvolvimento de doenças, na capacidade de metabolização dos alimentos e medicamentos e na eliminação de substâncias tóxicas.
A nutrição é a ferramenta mais simples e eficaz para cuidar da saúde e do bem-estar, portanto este exame é indicado para pessoas que desejam adaptar a dieta em função da sua genética e conhecer suas necessidades nutricionais de maneira personalizada, utilizando a alimentação como seu aliado para uma vida mais saudável.
Outra informação interessante é que alguns estudos demonstram que muitos nutrientes, se obtidos através da alimentação possuem uma maior eficácia, do que se consumidos na forma de suplementação, isso porque a presença de múltiplos biaotivos no mesmo alimento podem gerar um efeito aditivo ou sinérgico, potencializando assim sua ação.
NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA SÃO A MESMA COISA?
Apesar de, muitas vezes, ambos os termos serem utilizados como sinônimos o significado de cada um deles é diferente. A Nutrigenética analisa a influência dos polimorfismos individuais na resposta à dieta, enquanto a Nutrigenômica estuda a expressão dos genes mediada pelos alimentos ingeridos, demonstrando que os nutrientes absorvidos na alimentação transmitem informações influenciando no nosso metabolismo.
Porém, ambas as áreas caminham juntas para o desenvolvimento de uma dieta personalizada focada na melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas. Uma dieta que não leva em conta as características genéticas do indivíduo, suas necessidades nutricionais, sua saciedade e capacidade de detoxificação podem gerar insatisfação do paciente no resultado obtido.
COMO A NUTRIGENÉTICA PODE EVITAR O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS MULTIFATORIAIS?
Algumas doenças não possuem uma causa genética, outras dependem apenas de mutações em um gene específico ou em um grupo de genes, e outras dependem da combinação entre alterações nos genes e fatores ambientais. Essas últimas são as chamadas de doenças multifatoriais, por dependerem de mais de um fator para se desenvolverem.
Nesse último exemplo, os genes definem a susceptibilidade a uma doença ou condição, enquanto o ambiente (dieta e exercício) determina em quais dos indivíduos suscetíveis a doença ou condição irá se desenvolver.
Os principais exemplos de doenças multifatoriais são: hipertensão, doença cardíaca aterosclerótica, diabetes melito tipo 2, câncer e artrite.
Então a Nutrigenética e a Nutrigenômica podem auxiliar a evitar doenças multifatoriais? Sim, pois ao compreender quais são suas necessidades e riscos é possível elaborar um planejamento a longo prazo otimizando seu estilo de vida e sua alimentação. Assim, postergando ou até mesmo evitando o surgimento de algumas doenças que se desenvolveriam devido a uma dieta desbalanceada, pelo sedentarismo, stress, ou pelo conjunto de ambos os fatores.
Portanto a Nutrigenética é uma área altamente versátil que visa a construção de longevidade com qualidade de vida, trazendo diversos benefícios atrelados como a perda de peso, a reeducação alimentar (por analisar genes envolvidos com a saciedade por exemplo) e a prevenção de doenças. Se tiver interesse em ter mais informações sobre o exame clique aqui!
DB Molecular: Segurança, Qualidade e Inovação estão no nosso DNA.
Texto elaborado por Maira Ferreira, Especialista de Produtos do DB Molecular, Mestre e Doutora em Ciências pelo programa de Infectologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Referências:
1 – NutrigenomicsandCancer. Ali M. Ardekani * andSepidehJabbari. Avicenna J Med Biotech 2009; 1(1): 9-17.
2 – Nutrigenetics/Nutrigenomics. Artemis P. Simopoulos. Annu. Rev. Public Health 2010. 31:53–68
3 – Nutrigenomics and Cancer Prevention. Holly L. Nicastro & Elaine B. Trujillo & John A. Milner. Published online: 16 February 2012. CurrNutr Rep (2012) 1:37–43 DOI 10.1007/s13668-011-0007-6.
4 – Nutrigenomics research: a review. V. S. Neeha&PriyamvadahKinth. J Food SciTechnol (May–June 2013) 50 (3):415–428