Outubro Rosa — Como fazer o autoteste das mamas?
Publicado em: 03/10/2019, 13:07
O câncer de mama é o segundo tumor mais comum do mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama atingiu cerca de 60 mil pessoas, sendo responsável pela morte de 16.724 mulheres e 203 homens no ano de 2017. A detecção precoce do câncer de mama está diretamente relacionada ao sucesso do tratamento e à chance de cura. O movimento Outubro Rosa tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença, alertar quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. O DB Molecular não ficaria fora dessa iniciativa tão importante.
A realização do autoexame das mamas é de fundamental importância no diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Oncoguia, a taxa de cura é de até 95% se o câncer de mama for descoberto em seus estágios iniciais, caindo para 50% se detectado mais tarde.
Os 5 passos para o autoexame das mamas
— Em frente ao espelho, com os ombros alinhados e os braços apoiados nos quadris, tente observar visualmente se os seios estão com tamanho, formato e cor habituais. Você deve procurar por manchas, abaulamento da pele, posição do mamilo (inclusive se ele estiver virado para dentro) e inchaços.
— Ainda em frente ao espelho, levante os braços e procure os mesmos sinais acima.
— Continuando a análise visual, procure por sinais de fluidos saindo de um ou dos dois mamilos. Ele pode ser um líquido ou um sangue mais aquoso, leitoso ou amarelado.
— Agora chegou a fase de apalpar os seios – o direito com a mão esquerda e vice-versa. Enquanto estiver deitada, use a ponta dos dedos indicador e médio para fazer movimentos circulares cobrindo toda a área da mama: da clavícula até a parte superior do abdômen, da axila até o decote. Crie um padrão próprio para não deixar nenhuma área de fora da apalpação, que deve ser firme, porém suave.
— Por fim, repita a etapa acima, mas agora em pé. Muitas mulheres preferem fazer essa apalpação debaixo do chuveiro, pois a água ajuda a deixar a região das mamas mais escorregadias e fácil de analisar.
Outras dicas importantes:
— Não se desespere se notar um nódulo. A maioria das mulheres possui regiões irregulares nos seios que mesmo quando se revelam como tumores podem não ser cancerígenos.
— Crie uma rotina de autoexames. Fazê-lo uma vez por mês te ajudará a conhecer melhor seus seios e compreender quando alterações aparecem.
— Procure um médico assim que notar algo diferente. Ele irá te auxiliar nas respostas para a possível alteração nas mamas.
Quer saber mais? Então se inscreva em nossa treinamento disponível na UNIDB!
Fontes:
https://www.breastcancer.org/symptoms/testing/types/self_exam
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-mama-tem-95-de-chance-de-cura-se-diagnosticado-precocemente/11292/7/#targetText=O%20c%C3%A2ncer%20de%20mama%20%C3%A9,essa%20taxa%20cai%20para%2050%25.