Novo teste molecular para o diagnóstico da Hanseníase
Publicado em: 29/12/2021, 19:04
A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, resultando em neuropatia e consequências associadas a longo prazo, incluindo deformidades e incapacidades.
É considerada um problema de saúde pública, principalmente no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste do país em uma camada da população economicamente desfavorecida.
O DB Molecular disponibiliza teste por PCR para o diagnóstico da hanseníase que permite a detecção genética molecular simultânea do(e):
- M. leprae;
- Resistência à rifampicina pela detecção das mutações mais significativas do gene rpoB (codificado pela subunidade- ß da RNA polimerase);
- Resistência à ofloxacina e outras fluoroquinolonas pela detecção das mutações mais significativas do gene gyrA (codificado pela subunidade-A da DNA girase);
- Resistência à dapsona pela detecção de regiões relevantes do gene folP1 (codificado pela dihidropteroato sintetase).
O DNA é extraído de amostras de baciloscopia cutânea positiva, amplificado por PCR e detectado em uma membrana strip, utilizando hibridização reversa e uma reação de coloração enzimática. Os resultados válidos são documentados por controles internos, conjugados e controle de amplificação.
Este é o primeiro teste comercial para a detecção molecular de Mycobacterium leprae.
É a detecção de resistência às drogas de primeira e segunda linhas em um único passo. Permite um tratamento precoce e adequado que reduz as consequências a longo prazo.
Acesso nosso Guia de Exames e saiba mais: MLEP