Novembro Azul: Sintomas e Diagnóstico do Câncer de Próstata
Publicado em: 12/11/2021, 11:57
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata ocorre no dia 17 de novembro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer com maior incidência na população masculina, com estimativa de 65.840 novos casos em 2020 e 15.390 mortes (2017-SIM). O câncer de próstata é considerado da terceira idade, porque 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos e responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em homens, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino.
O câncer de próstata pode aumentar o tamanho desta glândula, mesmo não apresentando nenhum outro sintoma inicial, porém com a sua evolução alguns sintomas podem acontecer como: dificuldade para urinar, sêmen com presença de sangue, disfunção erétil, fluxo de urina mais enfraquecido e desconforto na região pélvica, principalmente ao se sentar. Em estágios mais avançados, o câncer ainda pode causar fratura óssea, edema e inchaço nos pés e nas pernas, perda de peso e dor nas costas.
Fatores de Risco do Câncer de Próstata
- Idade: incidência maior em homens acima de 65 anos.
- Histórico familiar: avô, pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos.
- Obesidade: causa o aumento da incidência de diversos tipos de câncer.
- Exposição a determinadas substâncias químicas: aminas aromáticas (utilizadas nas indústrias químicas e mecânica), arsênio (agrotóxico e conservante de madeira), produtos à base de petróleo, fuligem de motor e outros compostos.
- Sedentarismo: a atividade física também é capaz de evitar a incidência de diversas doenças, inclusive o câncer.
Diagnóstico do Câncer de Próstata
Os exames mais solicitados para detecção do câncer de próstata são: toque retal, quantificação do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o Índice de Saúde da Próstata (PHI).
- Toque retal: Analisa o tamanho e a consistência da próstata.
- PSA: é uma substância naturalmente produzida pela próstata, porém a sua dosagem aumenta nos casos de câncer de próstata.
- PHI: indica a probabilidade de desenvolvimento do câncer de próstata, este cálculo é feito baseado na combinação de 3 outros testes (PSA, PSA livre e p2PSA), sendo recomendado a sua realização em homens acima de 50 anos com nível de PSA elevados, sem alteração no exame de toque retal. Este exame pode evitar até 30% das biópsias desnecessárias já que aproximadamente 75% das biópsias prostáticas realizadas têm resultado sem anormalidade.
Caso seja notada alguma alteração nestes exames citados, o médico deve solicitar exames complementares para confirmação do diagnóstico, como por exemplo um exame de imagem como a ressonância magnética da pelve e a biópsia do tecido.
Para homens com histórico familiar de Câncer de Próstata (5% a 10% dos casos) o médico pode solicitar a análise dos genes envolvidos com esta patologia para determinar o risco de desenvolvimento do tumor no paciente, ou em pacientes que já possuem o diagnóstico do problema solicitar o Oncotype DX® para auxiliar na definição da necessidade de tratamento.
O Oncotype DX® é um teste genômico que analisa no tecido, obtido através da biópsia, as alterações genéticas e sua expressão gênica, dando um escore genômico para o tumor, auxiliando o médico solicitante na escolha do tratamento mais recomendado para seu paciente. Este teste foi criado para pacientes classificados como risco baixo ou intermediário, com o objetivo de evitar o tratamento desnecessário, que muitas vezes causa um grande impacto na qualidade de vida do homem.
O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomendam que se realize o rastreamento deste tipo de câncer sem haver sinais ou sintomas. Procure sempre um médico da sua confiança para saber da real necessidade deste rastreamento.
Referências:
INCA- https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata
Ministério da Saúde- https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata
https://www.vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata-tipos-de-cancer/o-que-e-9/
https://labnetwork.com.br/noticias/principais-laboratorios-disponibilizam-novo-exame-para-detectar-cancer-de-prostata/
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/cancer-prostata
Instituto Oncoguia- http://www.oncoguia.org.br/conteudo/conscientizacao/4404/149/
NHS- https://www.nhs.uk/conditions/prostate-cancer/
MedicineNet- https://www.medicinenet.com/prostate_cancer/article.htm
Oncotype-https://www.oncotypeiq.com/en-US/prostate-cancer/healthcare-professionals/oncotype-dx-genomic-prostate-score/about-the-test#:~:text=The%20Oncotype%20DX%20Genomic%20Prostate%20Score%20(GPS)%20assay%20is%20the,activity%20to%20predict%20disease%20aggressiveness.