Dia Mundial de Combate à Meningite
Publicado em: 22/04/2022, 17:03
O Dia Mundial de Combate à Meningite é celebrado, anualmente, no dia 24 de abril. A data ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que atinge 5 milhões de pessoas a cada ano.
Que tal conhecer um pouco mais sobre a meningite e o seu combate? Continue a leitura!
O que é a meningite?
A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as meninges que protegem o sistema nervoso. É transmitida por meio de tosse, espirros, e contato próximo entre as pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica e, por isso, não deve ser negligenciada. Mais comum em idosos e crianças de até cinco anos, o seu contágio acontece de forma rápida e o agravamento dos sintomas pode conduzir o paciente a sérias complicações, levando até mesmo ao óbito.
Quais são os sintomas da meningite?
Os sintomas de meningite podem aparecer entre 2 e 10 dias após o contato com o agente infeccioso, no entanto, é mais comum de acontecer entre 3 e 4 dias após a infecção, sendo os principais:
· Febre alta e repentina;
· Fortes dores de cabeça persistentes;
· Tonturas e dificuldades de concentração;
· Dor e rigidez no pescoço e na nuca;
· Sensibilidade à luz e aos ruídos.
O caso Paulinha Abelha
Paulinha Abelha, cantora de forró da banda Calcinha Preta, faleceu em 23 de fevereiro, aos 43 anos, em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, segundo o Hospital Primavera, de Aracaju (SE), onde a cantora estava internada. A conclusão do parecer confirma o que consta na certidão de óbito da cantora, que aponta quatro causas da morte: meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite. Exames realizados (Liquor) evidenciam uma infecção no sistema nervoso central, com a celularidade demonstrando a hipótese diagnóstica de uma meningite.
O caso Paulinha Abelha demonstra a importância da conscientização e debate sobre a doença, que se disseminou rapidamente, causando uma septicemia que levou a cantora a uma insuficiência renal.
E quanto à prevenção?
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece em seu calendário oficial as vacinas contra meningococo do tipo C, Haemophilus Influenzae do tipo B, Pneumococo e Tuberculose - agentes bacterianos que causam a meningite.
Após o início da vacinação gratuita contra a bactéria meningococo, agente causador mais comum da doença, em crianças de até 5 anos, o número de casos de meningite relacionada a esse agente reduziu drasticamente, com 70% menos incidência em menores de 2 anos. O que comprova que a vacinação é a forma mais eficaz de combate à meningite.
Prova de aglutinação do látex
Uma das metodologias mais utilizadas para o esclarecimento diagnóstico de casos de meningite é a prova do látex (MENLX-Látex para meningite). Este método alia, ao mesmo tempo, rapidez e grande sensibilidade, pois pesquisa o antígeno causador da meningite através de partículas de látex, sensibilizadas com anti-soros específicos que permitem detectar o antígeno bacteriano específico, e auxiliar na escolha de tratamento.
O DB Diagnósticos conta com a prova de aglutinação do látex em seu catálogo de exames.
Acesse o nosso Guia de Exames e saiba mais sobre a metodologia e a produção do teste.
Também disponibilizamos um conteúdo exclusivo sobre o tema na UNIDB. Se inscreva já!