DB Molecular inova com plataforma para o diagnóstico de doenças infecciosas
Publicado em: 11/01/2022, 19:19
Doenças infecciosas são muito comuns em todo mundo, chegando a atingir cerca de 1 bilhão de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas, podemos destacar o vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 (HIV – 1); o vírus da Hepatite B (HBV) e Hepatite C (HCV); e o Papilomavírus Humano (HPV), que pode avançar, dependendo do tipo, para um câncer de colo de útero, por exemplo, o que foi a causa da morte de quase sete mil mulheres em 2019, segundo dados do INCA.
Diagnosticar e monitorar essas infecções são ações primordiais para aqueles que são afetados. Pode-se citar a AIDS, por exemplo, que chegou a atingir 37,6 milhões de pessoas no mundo em 2020, segundos dados UNAIDS (programa ligado às Nações Unidas dedicado ao combate da Aids). Para os acometidos, acompanhar as doenças é fundamental.
O controle pode ser feito por meio de exames moleculares. O laboratório de apoio DB Molecular, especializado em exames genéticos e moleculares, apresenta tecnologia avançada para a realização do teste, por meio da plataforma Alinity m, uma tecnologia robusta capaz de acompanhar a crescente demanda dos testes de doenças infecciosas.
“Com o Alinity m trazemos mais inovação, conseguimos melhorar significativamente a rotina do laboratório, oferecendo aos médicos e aos pacientes informações que sirvam de auxílio nas tomadas de decisões rápidas e assertivas”, diz Andrea Alfieri, gerente operacional do DB Molecular.
Há algumas semanas, o equipamento foi instalado na unidade, que fica na cidade de São Paulo. “A plataforma Alinity m traz muitas melhorias ao laboratório, por isso, não medimos esforços para a instalação do equipamento. Apesar do processo de instalação ser complexo, vale a pena diante dos benefícios que a plataforma traz”, complementa Dr. Nelson Gaburo, gerente-geral da unidade.
Com a nova plataforma, adquirida recentemente, o intuito é trazer mais agilidade ao processamento das análises e levar mais rapidez e precisão nos resultados aos clientes. Além do aumento significativo em performance. O que antes levava aproximadamente 6 horas para análise de um exame de HIV, por exemplo, agora é feito em apenas 2 horas. O novo equipamento tem capacidade para o processamento de até sete mil exames mensais.
Confira abaixo os vídeos que preparamos para você!