DB Molecular impulsiona análise citogenética com Inteligência Artificial
Publicado em: 09/04/2024, 12:51
A Medicina Diagnóstica está passando por uma era de inovação, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela convergência de diversas áreas científicas. E para acompanhar essas transformações do mercado, muitos laboratórios estão em busca de melhores soluções para o processamento de análises. Um deles é o DB Molecular, que recentemente implementou a mais completa, moderna e eficaz ferramenta tecnológica dentro do setor de Citogenética: o Sistema de Cariotipagem Interativa - Neon.
O DB é o primeiro laboratório de Citogenética da América Latina a trabalhar com esse software, que possibilita a transferência de imagens de cromossomos do microscópio pré-analisados para um computador, em um processamento que analisa uma quantidade de células muito maior do que um trabalho feito manualmente. Os resultados dessa pré-cariotipagem devem ser verificados por um citogeneticista que, com base nos dados fornecidos pelo sistema, vai formular o resultado do laudo final.
Com o Neon, os laboratórios também têm mais flexibilidade, eficiência e potência para realizar até mesmo os casos mais complexos dos exames de FISH, relacionados ao diagnóstico de defeitos congênitos, anormalidades cromossômicas, doenças genéticas e distúrbios do desenvolvimento de câncer.
Segundo a gerente do Setor, Antoniella Cobacho, com essa nova solução, o DB Molecular segue otimizando o tempo e os custos dos fluxos operacionais. “Sabemos que a entrega ágil de laudos precisos é um fator importante para avaliações médicas mais consistentes e menos sujeitas a falhas na jornada de cada paciente”, afirma.
Além disso, a supervisora Thaís Falcão destaca que essa potente ferramenta possibilita ao setor a validação de novos testes, ampliando o menu realizado internamente pela área, oferecendo eficácia e qualidade em seus resultados.
Em 2024, a área também passará a contar com uma nova plataforma para atender às análises realizadas pela Citogenômica, que hoje caminha em paralelo com a Citogenética, tornando aquela uma área individual, com foco em expandir o portfólio, bem como a demanda atendida.
Matéria retirada da revista NewsLab - Original aqui