DB Molecular identifica alta nos casos de positividade para COVID-19
Publicado em: 13/11/2023, 14:18
O laboratório de apoio DB Molecular apresentou os dados de crescimento dos casos de Covid-19 ao longo de 2023, com ênfase no período entre agosto e setembro, quando a taxa de positividade teve um notável aumento, subindo de 6,51% para 20,02%. É importante observar que o valor de 20,02% não representa os números totais de setembro, pois podem ter ocorrido variações pontuais no registro da doença ao longo do mês.
Outro ponto importante é que podem ser notados três momentos diferentes neste levantamento. De janeiro a maio, a taxa de positivação de Covid-19 não variou muito, já nos meses de junho e julho houve uma queda tanto na positividade quanto na quantidade de exames realizados e, por fim, de agosto a setembro foi registrado o aumento de casos citado anteriormente.
Os dados ainda trazem informações da doença, ao longo do ano, por sexo e faixa etária, demonstrando maior positividade entre homens de 55 a 65 anos, com uma taxa de 30,15%. Em relação às mulheres, os casos de Covid-19 são mais expressivos no grupo com mais de 66 anos, em que foi registrado 27,63%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos três anos, a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2 provocou 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes.
Um dos fatores desse aumento acentuado na positividade de Covid-19 pode estar associado à notícia de uma nova variante, denominada Eris, que levou as pessoas com sintomas gripais a procurar pelo exame gerando, consequentemente, mais testes realizados e mais resultados positivos da doença. Essa variante demonstrou ser altamente contagiosa, apresentando uma notável capacidade de infecção e uma maior propensão a escapar da ação dos anticorpos produzidos pelas vacinas.
Para controlar a propagação do vírus, a líder de produto do DB Molecular, Pamella Sulai, afirma que a vacinação continua sendo a melhor medida, com a atualização das doses de reforço, sobretudo para os grupos de maior risco de agravamento, como crianças e idosos.
“Não há, até o momento, nenhuma evidência contrária à utilização das vacinas atuais na prevenção à variante Eris, e dessa forma, as orientações referentes à vacinação continuam as mesmas. Segundo a OMS, as medidas de prevenção e controle não farmacológico, como o isolamento e o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração, também são recomendadas para os grupos de risco e para pacientes infectados com o vírus Sars-Cov-2", destaca.
Ainda de acordo com Pamella, para o diagnóstico da infecção pelo coronavírus, o RT-PCR continua sendo considerado a análise padrão-ouro, no entanto, é importante que os laboratórios avaliem se os protocolos utilizados contemplam genes presentes na nova variante Eris. “O exame RT-PCR ofertado pelo DB Molecular contempla a pesquisa da variante Eris e pode ser utilizado para detecção e monitoramento da infecção”.
O monitoramento da Covid-19 é feito pelo DB desde o começo da pandemia, por meio de uma análise criteriosa. Ao acompanhar esse cenário de evolução da doença, o laboratório também reforça a necessidade da vacinação e de que a sociedade redobre os cuidados a fim de evitar novas contaminações.
Matéria retirada do Portal NewsLab - Original aqui