Crescimento dos casos de câncer no Brasil é preocupante
Publicado em: 02/03/2023, 14:58
Longe de diminuir, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que até 2025 teremos 2.175.000 diagnósticos, sendo, em média, 725.000 casos por ano. Por isso, campanhas de conscientização se fazem cada vez mais necessárias.
Mas o que é o câncer?
Segundo dados do INCA, é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Além disso, em muitos casos já diagnosticados com a doença, ocorre a chamada “metástase”, que é quando as células cancerígenas são encontradas em outras partes do corpo.
Para melhor entendimento, a metástase acontece quando as células cancerosas trocam de um “lugar para o outro” no organismo, ou seja, quando a pessoa tem um câncer (sendo em qualquer região) e são encontrados outros pontos do organismo com lesões neoplásicas.
Não se trata de um novo câncer, e sim, da mesma doença que atingiu outra região. É sempre muito delicado falar de câncer ainda mais quando há casos em que ainda não há cura, mas há a possibilidade de prevenção.
Casos de figuras públicas diagnosticadas com câncer colocaram em debate a doença, alertando a necessidade de exames clínicos cotidianos e cuidado com a saúde. Entre esses acontecimentos, destacamos os casos da cantora Preta Gil que está com câncer no intestino, do jogador Pelé que estava com câncer no colón (parte integrante do intestino grosso e que corresponde à parte central do órgão). E, da jornalista Glória Maria que faleceu por conta de metástases cerebrais causadas pelo câncer de pulmão.
O diagnóstico do câncer e os avanços da Medicina Laboratorial
Nos dias atuais, já é possível contar com exames laboratoriais inovadores para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento do câncer. É o que chamamos de Medicina Preventiva e personalizada. Com a ajuda da Genômica, os testes para rastreio de alterações no DNA que propiciam o desenvolvimento de tumores estão se tornando cada vez mais comuns.
Pamella Sulai, especialista de Produto em Oncogenética do laboratório DB Molecular explica um pouco sobre os exames. “Há vários tipos de testes que podem ser aplicados na Oncologia. Por exemplo, os exames para câncer hereditário, que fazem o rastreio no DNA do paciente em busca de alterações em genes específicos, herdadas dos pais, e que possam sugerir uma possibilidade maior de desenvolvimento da doença. Há também o rastreio genético do próprio tumor, para casos em que já houve o diagnóstico. Estes podem auxiliar médicos na escolha de tratamentos, aplicando o que chamamos de “terapia-alvo”, que são tratamentos direcionados de acordo com o perfil genético do câncer, e que aumentam as chances de cura para o paciente”, explica a especialista.
Além desses, Pamella ainda fala de opções não invasivas para biópsias, como a Biópsia Líquida, realizada por coleta de sangue, e que pode ser uma alternativa para alguns pacientes, trazendo mais conforto na hora da coleta. “A Biópsia Líquida pode ser realizada em alguns casos, conforme indicação médica. Por meio dela, conseguimos identificar a presença de DNA tumoral circulante no sangue’, complementa.
Todos esses testes já estão disponíveis no Brasil. O laboratório DB Molecular atua na realização de exames de Genômica, com uma linha exclusiva para a Oncogenética e com mais de 8.000 clientes em todo país.